Livros que já li e recomendo a lê-los

UM LONGO CAMINHO PARA CASA

"Um Longo Caminho Para Casa", foi o primeiro romance que li. Este livro marcou-me, pois apesar de ser um livro espectacular, conta uma história que até pode ser real, apesar de chocante pela forma como uma criança é maltratada.

Danielle Fernande Dominique Schuelein-Steel, ou Danielle Steel (Nova Iorque, 14 de Agosto de 1947) é uma escritora americana e seus livros estão entre os mais vendidos do mundo.
É muito conhecida por suas histórias de dramas românticos e já vendeu mais do 1,5 Bilhões de cópias dos seus livros, traduzidos em 28 línguas e vendidos em 47 países. Os seus romances estiveram na lista de best-sellers do New York Times mais de 390 semanas consecutivas e 22 foram adaptados para televisão. Em 2001 ela foi considerada uma das "30 Mulheres mais Poderosas da América" pelo Ladies' Home Journal.

Apresentação do livro:

Filha de uma mãe tão rica quanto cruel e de um pai sempre alcoolizado Gabrielle Harrison vive num verdadeiro inferno, vítima de maus tratos quer físicos quer psíquicos às mãos de uma mãe que a culpa de tudo o que se possa imaginar e cujo pai nada faz para lhe valer. O pai acaba por abandonar a família e a mãe não tarda a arranjar um novo namorado, altura em que larga a filha num convento. Parece que, finalmente, Gabbie vai ter paz e, de facto, assim acontece durante algum tempo, mas depois acaba por se apaixonar por um padre, jovem e sem família como ela, ambos sem a necessária vocação para aquela vida. Quando ela engravida ele suicida-se e ela acaba por perder a criança, num aborto espontâneo que quase lhe custa a vida. Expulsa do convento, sem dinheiro e sem amigos decide procurar os pais e tentar fazer as pazes com o passado.



QUEM AMA ACREDITA
                                                              
"Quem Ama Acredita" foi o 2º livro que li. Fiquei fascinado com Nicholas Sparks porque ele escreve de uma forma simples e cativante, tornou-se assim o meu escritor favorito. Ele sabe como ninguém tocar em todos os corações sensíveis.

Nicholas Sparks viveu a sua juventude em Fair Oaks, na Califórnia e vive actualmente na Carolina do Norte com a família. Foi premiado com uma bolsa de estudos da Universidade de Notre Dame pelos seus excelentes resultados e, em 1988, licencia-se em Economia. Curiosamente, o seu sonho era tornar-se atleta de alta competição, sonho de que teria de abdicar devido a um grave acidente. Iniciou-se a escrever enquanto trabalhava como delegado de informação médica e, mais tarde, surge Theresa Park, agente literária, que se propôs representá-lo, vendendo os direitos do seu primeiro romance, «O Diário de uma Paixão», à Warner Books.
Sparks está casado com Cathy há cerca de vinte anos e tem cinco filhos, chamados Miles, Ryan, Landon, Lexie e Savannah, sendo que os nomes de alguns dos protagonistas de seus livros foram dados em homenagem aos filhos, como Landon em Um amor para recordar, Savannah em Querido John, Lexie em O Milagre e Miles em A Bend on the Road(Uma Curva na Estrada).

Apresentação do livro:

Jeremy Marsh é um jovem nova-iorquino moderno, é elegante, quase sempre vestido de preto e que faz parte da elite dos meios de comunicação. Um perito em desmascarar casos de fraudes sobrenaturais, possui uma coluna regular na revista “América Cientifica”, e acaba de fazer a sua primeira aparição na televisão nacional. Quando ele recebe uma carta da pequena cidade Boone Creek, na Carolina do Norte, que fala de umas luzes misteriosas que têm aparecido num velho cemitério arruinado, ele simplesmente não consegue resistir e pega no seu carro e decide ir investigar. As luzes em Boone Creek eram, e assim parecia, o suficiente para patrocinar na cidade, visitas ao dito cemitério e a algumas casas históricas, durante as mesmas era prometido ás pessoas, de que estas iam ver não apenas casas bastante antigas, mas também se o tempo permitisse, “ a angustia dos antepassados da nossa cidade na sua marcha nocturna entre os mundos espirituais”. Diz a lenda que o cemitério era assombrado pelos espíritos de antigos escravos. No Inverno, luzes azuis pareciam dançar nas lápides sempre que aparecia nevoeiro. Na verdade, a universidade de Duke veio investigar e confessou não conseguir explicar as luzes. Aqui nesta pacata e pequena comunidade, Lexie Darnell gere a livraria, assim como a sua mãe fazia antes do acidente, que deixou Lexie órfã. Desiludida com as suas relações antigas, incluindo aquela que a atraiu a sair de casa, ela tem a certeza de uma coisa, o seu futuro é em Boone Creek, perto da sua avó e de todas as pessoas que ela ama. Jeremy espera passar apenas uma semana em Boone Creek antes de voltar para a sua casa. Mas a partir do momento em que põe os olhos em Lexie, ele fica fascinado e atraído por esta bela mulher que fala uma maneira muito doce e com uma profunda honestidade. E Lexie, enquanto hesita para confiar neste estranho, dá por ela a pensar em Jeremy mais do que ela própria quer admitir.Neste momento, se é para ficarem juntos, Jeremy Marsh tem de tomar uma difícil decisão, voltar para a vida que ele conhece, ou fazer o que ele nunca fez – deixa-se ir ao sabor da sua vontade?






UMA VIAGEM ESPIRITUAL

Este livro é uma lição de vida, que foi escrito por Nicholas Sparks e Billy Mills que era o modelo de atleta no tempo em que Nicholas sonhava em ser um atleta.

William "Billy" Mervin Mills (Pine Ridge, 30 de junho de 1938) foi um corredor de longa distância, campeão olímpico dos 10.000 m nos Jogos Olímpicos de 1964, em Tóquio, e o segundo índio norte-americano, depois do decatleta Jim Thorpe, a conquistar uma medalha de ouro olímpica. Sua vitória é considerada uma das mais surpreendentes da história dos Jogos Olímpicos

Apresentação do livro:

David nunca esquecera aquele verão . Era então um rapazinho , que acabara de perder a sua irmã adorada e , na verdade também , a sua melhor amiga .Depois da morte da mãe , anos antes , ela era a fonte da sua alegria de viver .E agora que a perdera , o jovem indio mergulhara num desespero sombrio e o seu pai comecara a inquietar-se , pois conhecia o terrivel poder destruitivo desse sentimento .Tinham sido anos muitos duros , aqueles . . . Felizmente , áquela familia india , descriminada pelos novos Americanos , restava ainda o legado das suas tradições ancestrais . O pai viu o pesar que consumia o filho e compreendeu . Entregou-lhe o rolo de pele pintado á mão , gasto pelos anos .Daquelas imagens e simbolos emenava um poder misterioso .Foi esse o ponto de partida para uma estranha viagem , que mudou para sempre a vida de David .





O GUARDA DA PRAIA

Este livro, da autora Maria Teresa Maia Gonzalez, é interessante pela forma simples que é escrito pela autora, o que o torna adequado a todas as idades.

Maria Teresa Maia Gonzalez é uma escritora portuguesa nascida em Coimbra, em 1958, ou seja tem 52 anos. Licenciada em Línguas e Literaturas Modernas, variante de Estudos Franceses e Ingleses, pela Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, foi professora de Língua Portuguesa de 1982 a 1997, no ensino oficial e particular.
Tem vários livros editados, nomeadamente, Gaspar & Mariana, A Fonte dos Segredos, O Guarda da Praia, O Incendiário Misterioso, A Lua de Joana (o seu maior sucesso editorial), Histórias com Jesus, A Cruz Vazia, e é autora da colecção Profissão: Adolescente, da qual, com 26 títulos publicados, já foram vendidos mais de 300.000 exemplares. É ainda, com Maria do Rosário Pedreira, co-autora da Colecção O Clube das Chaves, de que se publicaram 21 volumes, a maioria dos quais com várias edições.

Apresentação do livro:

Uma escritora estava a redigir um livro. Foi em busca do sossego, mas quando chegou a uma casa na praia que uma amiga lhe indicara, teve uma grande estranheza, um rapaz (Dunas), não a largava nem um segundo.
        Numa dessas vezes, perguntou-lhe o que escrevia. Ela respondeu que era sobre uma mulher que vivia no alto de um prédio, situado numa cidade escura. Ele proferiu porque não escrevia antes sobre o mar. Ela contradisse. Ficaram amigos.
        Dunas foi-lhe ensinando várias coisas essenciais à vida. Este adorava o mar e tudo o que estivesse relacionado com ele. Dunas vivia com a sua avó, boa mulher, mas no que tocava a hospitais e vacinas era controversa. O neto nunca tinha apanhado nenhuma vacina, além daquela que tomou sem a avó saber. A avó curava-o de tudo o que existisse. Era caso para dizer que era um génio na medicina antiga.
        Só uma coisa assustava Dunas. O velho da mata. A escritora, cheia de dúvidas foi até à mata conhece-lo. Parecia-lhe familiar, mas não conseguiu descortinar quem era. A autora enchia-se de dúvidas quanto a Dunas. E ainda para a intrigar mais, esta tinha uma concha exactamente igual à do rapaz.
        Escritora e velho da mata, num novo encontro, trocaram falas e numa destas, o velho da mata sem querer diz que é o avô de Dunas e uma coisa que assustou um pouco a escritora. O facto do avô do rapaz ao olhar para ela ver os traços da madrasta de Dunas, que entretanto falecera.
        Passado dias, o avô do rapaz morre num incêndio, a escritora acaba o livro e parte deixando assim, Dunas, o guarda da praia sozinho outra vez.



 A FILHA DA MINHA MELHOR AMIGA
Um espectacular livro que me fascinou desde o primeiro momento. 450 páginas de rir e chorar, com peripécias empolgantes. Escrito de uma forma simples que toda a gente compreende.                                                            Dorothy Koomson escreveu o primeiro romance aos 13 anos. Chamava-se There's A Thin Line Between Love And Hate e foi escrito ao ritmo de um capítulo por noite, que depois circulava entre as colegas de escola, todas as manhãs. «E elas adoravam!», confessa.
Cresceu em Londres e, mais tarde, frequentou a faculdade em Leeds. Acabou por regressar a Londres, para fazer um mestrado, e ficou por lá durante alguns anos. Passou por empregos temporários, até conseguir a grande oportunidade no mundo da escrita, colaborando com várias publicações femininas e jornais nacionais.
Contar histórias e escrever ficção constituem uma enorme paixão na vida de Dorothy Koomson, pelo que foi aproveitando cada segundo que tem para trabalhar em contos e romances.
Em 2001 teve a ideia que inspirou O Amor está no Ar, e, com ele, começou uma carreira de romancista, que, segundo a própria, «tem sido espetacular!».
Em 2006, publicou o terceiro romance, A Filha da Minha Melhor Amiga – que registou um enorme sucesso, vendendo quase 90 mil exemplares no Reino Unido, só nas primeiras semanas. Cerca de um mês depois, o livro foi selecionado para o Richard & Judy Summer Reads Book Club e as vendas aumentaram para mais de meio milhão de exemplares.